sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Terpenos e cotidiano

Diversos compostos de cadeia aberta ou cíclica, geralmente oxigenados como os aldeídos, álcoois e cetonas são encontrados nos organismos vivos, constituindo uma grande família de substâncias chamadas terpenos.
São moléculas grandes e complexas, podendo apresentar 10, 15, 20, 30 ou 40 carbonos na cadeia. O uso desses terpenos se estende à indústria de cosméticos, perfume, goma de mascar, medicamentos, detergentes, cremes dentais, rações para animais etc., exemplos: um dos componentes do talco tenys-pé, é extraído da árvore canforeira, a substância cânfora. Esse terpeno também é usado em dermatologia como antipruriginoso (elemento que alivia a coceira).
A casca da laranja, quando apertada, expele um líquido oleoso que em presença de fogo se incendeia. Nesse combustível encontra-se presente uma substância dos hidrocarbonetos altamente inflamável. Essa substância é o limoneno.
No drops Halls encontra-se um terpeno da família dos aldeídos de fórmula molecular C10H18, o citronelal obtido do óleo de eucalipto.
O 2 – isopropila – 5 – metil – ciclo – hexanol ou mentol é um composto da família dos álcoois, extraído da folha da menta, usado nas gomas de mascar e balas como refrescante bucal. Em dermatologia o mentol é utilizado em talco, loções e pastas como antipruriginoso, pois alivia coceiras, substituindo-a por uma sensação refrescante.
O aldeído fenólico vanilina é o ingrediente que proporciona o aroma de baunilha no sorvete chicabom. Além de ser usado como aromatizante de alimentos, a vanilina é usada na indústria para inibir o cheiro de tintas.
Mirceno, carvona e outros terpenos substituem os condimentos usados na culinária e em alimentos industrializados como enlatados e, conservas etc...
Muitos desodorantes, loções para o corpo, sabonetes e colônias possuem a fragrância floral de um álcool obtido das flores da alfazema e violeta.
Um grupo especial de terpenos encontrados em vegetais amarelos alaranjados e vermelhos na forma de pigmentos recebe o nome de carotenóides. As cores desses vegetais provem do grande número de ligações duplas alternadas desses terpeno.
OBS.: Nas complexas cadeias dos terpenos e outras estruturas orgânicas, costuma-se usar a fórmula estrutural dos traços ou linhas em cada início, vértice ou final do traço simboliza um átomo de carbono; dois traços indicam uma dupla ligação. Essa representação tem a vantagem de abreviar ao máximo as fórmulas estruturais.
Hálito cetônico
Em determinadas circunstâncias, o indivíduo pode eliminar acetona junto com o ar que expelimos. O hálito dessa pessoa irá adquirir um odor adocicado característico. Trata-se do hálito cetônico.
Há três circunstâncias em que isso ocorre com uma pessoa: quando está há muito tempo em jejum; quando sua dieta alimentar contem muita gordura e pouco açucares (glicose, sacarose, amido etc.) quando sofrer de diabetes melitos.
Normalmente nosso corpo queima açúcar para obter a energia de que precisa. Nos três casos citados, o corpo não os possui. (no caso do jejum e das dietas ricas em gorduras e pobres em açucares, os açucares não foram ingeridos. No caso da diabetes melitos, a doçura prejudica o metabolismo da queima dos açucares).
Quando não consegue obter energia dos açucares, o corpo começa a queimar gorduras (as ingeridas ou as armazenadas no corpo), como conseqüência da metabolização dessas gorduras, o fígado lança no sangue substâncias (chamadas de corpos cetônicos) que se decompõem e dão origem a acetona.A acetona é uma substância volátil, despreende-se nos pulmões e sai pela boca e pelo nariz, dando origem ao hálito cetônico.