sexta-feira, 29 de agosto de 2008

AMINAS E AMIDAS

Aminas
Aminas são substâncias orgânicas derivadas teoricamente da amônia (NH3), pela substituição de 1,2 ou 3 hidrogênios por radicais orgânicos.
Classificação das aminas
Amina primária: 1 hidrogênio substituído por radical orgânico
Amina secundaria: 2 hidrogênios substituídos por radical orgânico
Amina terciária: 3 hidrogênios substituídos por radical orgânico
Nomenclatura das aminas
A nomenclatura das aminas é feita pela ordem de complexidade do radical com menor número de carbonos para o de maior número de carbonos, finalizando como nome amina.
H3C – NH – CH2 – CH3 Metil – etil amina
H3C – CH2 – CH2 – NH – CH2 – CH3 Etil propilamina
H3C – CH2 – N – CH2 – CH2 – CH3 Metil – etil – propilamina

CH3
Quando houver um só grupo ou quando os grupos forem idênticos a nomenclatura será da seguinte forma:
H3C – NH2 Metilamina
H3C – CH2 – NH2 Etilamina
Quando a estrutura apresentar mais de um grupo – NH2, a cadeia deve ser numerada indicando o grupo – nh2 como sufixo diamina, triamina etc.
Anilina – é um óleo incolor aromático muito usado como matéria prima na presença de diversos corantes para tecidos, medicamentos e na indústria da borracha como acelerador da vulcanização (fenilamina ou anilina).
Amidas
São compostos que apresenta o grupamento funcional amida:
O O
// //
– C ou – C
\ \
Nh2 – N –

Nomenclatura oficial
A nomenclatura das amidas deriva do nome do hidrocarboneto correspondente com a terminação amida.
As amidas podem ser classificadas como:
Primária – apresentam somente um radical orgânico ligado ao nitrogênio do grupo nh2.
Secundárias – apresentam dois radicais orgânicos ligados ao nitrogênio do NH2.
A nomenclatura é feita seguindo a ordem de complexidade, ou seja, do menor para o maior número de carbonos.
Uréia – a uréia ou carbodiamida é uma substância não tóxica, formada a partir do excesso de aminoácidos, transportado pelo sangue até os rins e expelido na urina. Na indústria é preparada a partir do aquecimento da amônia (NH3) em presença de CO2. É utilizada como fertilizante químico para fornecer ao solo o nitrogênio, é utilizada, também, como matéria prima na fabricação de elásticos e produtos farmacêuticos.
LSD e ecstasy – são drogas perigosas. O LSD (ácido lisérgico) foi descoberto em 1938 na Suíça. E migrou para os EUA, espalhando-se pelo mundo. O Ecstasy surgiu na Inglaterra em 1989. Essas drogas são compostas principalmente de anfetaminas, substâncias usadas em remédios como moderadoras de apetite. As drogas alteram o mecanismo de neuro transmissão. As anfetaminas funcionam como estimulantes, pois aumentam a quantidade de neurotransmissores liberados, causando agitação, ansiedade e a sensação de “estar ligado”. Ao consumir estas drogas, a pessoa pode ter convulsões e até parada cardíaca. O uso freqüente causa danos neurológicos graves. Essas alucinações podem ocorrer até um ano depois. O uso freqüente pode causar alterações cromossômicas e os filhos podem nascer com problemas de mal-formação (o LSD age provocando alucinações visuais e distorções da realidade). O ecstasy é uma mistura de estimulantes, geralmente anfetaminas (em maior quantidade) e substâncias alucinógenas, alguns tipos podem conter heroína. Essa droga reúne os riscos dos alucinógenos e dos estimulantes. Existem vários tipos de ecstasy, o que torna mais difícil saber qual o problema que será causado na substância ingerida.

Putrescina
A Putrescina é uma molécula orgânica com a fórmula NH2(CH2)4NH2(1,4-diaminobutano ou butanodiamina) que se forma na carne podre e a esta dá um cheiro característico.
Está relacionada com a cadaverina, ambas se formam pela decomposição dos aminoácidos em organismos vivos e mortos.

Cadaverina
A cadaverina (ou 1,5-diaminopentano; ou pentametilenediamina ou pentano-1,5-diamina) é uma amina (fórmula química C5H14N2) é uma molécula produzida pela hidrólise proteica durante a putrefação de tecidos orgânicos de corpos em decomposição. A cadaverina é um dos principais elementos reponsáveis pelo odor nauseabundo dos cadáveres.
Esta diamina não está, todavia, relacionada apenas com a putrefação, sendo também produzida em pequenas quantidades pelos seres vivos. É parcialmente responsável também pelo odor característico do sêmen.